quinta-feira, 15 de abril de 2010

Comunidades Virtuais

Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.
Tal como numa comunidade tradicional, uma comunidade virtual permite uma interacção entre os seus diversos elementos de forma a oferecer apoio e/ou trabalhar conjuntamente em prol de um determinado objetivo.

Como as comunidades virtuais podem auxiliar o processo de aprendizagem?

Através da participação de fóruns, criação de blogs, sites, comunidades e sites de relacionamento pessoal, o educando assume sua participação no processo de busca pelo conhecimento.
Com a responsabilidade de compartilhar conhecimentos com outras pessoas (conhecidas ou não), é levado a sistematizar o conhecimento, pesquisar e a expressar-se através dos meios oferecidos.
As comunidades virtuais eliminam a distância entre as pessoas e proporcionam a interação necessária ao desenvolvimento de discussões e troca de informações.
Manuel Castells, em A Galáxia da Internet, diz que a noção de comunidades virtuais proposta pelos pioneiros da interação social na internet tinha uma grande virtude: chamava a atenção para o surgimento de novos suportes tecnológicos para a sociabilidade, diferentes de formas anteriores de interação, mas não necessariamente inferiores a ela. Mas induziu também a um grande equívoco: o termo comunidade, com todas as suas fortes conotações, confundiu formas diferentes de relação social e estimulou discussão ideológica entre aqueles nostálgicos da antiga comunidade e os defensores entusiásticos da comunidade de escolha possibilitada pela internet.
Talvez o passo analítico necessário para se compreender as novas formas de interação social na era da internet seja tomar por base uma redefinição de comunidade. Assim, para Manuel Castells, uma definição operacional útil é proposta por Barry Wellman: “Comunidades são redes de laços interpessoais que proporcionam sociabilidade, apoio, informação, um senso de integração e identidade social”. Dessa forma, a grande transformação da sociabilidade em sociedades complexas ocorreu com a substituição de comunidades espaciais por redes como formas fundamentais de sociabilidade.


Conheça o blog das Comunidades Virtuais
http://www.comunidadesvirtuaiscpspc.blogspot.com

Educadora orientadora das Comunidades Virtuais CPSPC Ana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário